Quando moramos em casas, temos problemas eventuais com vizinhos barulhentos, porém, morando em apartamento, esse problema é muito mais recorrente.
Quando os prédios são antigos, as paredes são mais grossas e o isolamento acústico costuma ser mais eficaz. Já os apartamentos mais novos, principalmente aqueles construídos com foco em um público de poder aquisitivo menor, são construídos sem esse cuidado.
Quando moramos abaixo de um vizinho barulhento ou perto de um local movimentado, o barulho pode atrapalhar bastante o dia a dia na nossa casa. A isolação acústica propriamente dita dos ambientes pode ser uma opção muito cara de se aplicar, por isso trazemos aqui algumas dicas que podem aliviar esse incomodo:
Vede bem suas janelas: apesar de parecer exagero, qualquer fresta pode aumentar o ruído dentro de sua casa. Existem opções no mercado, como a fita para vedar portas e janelas, que já fazem uma boa diferença. Outra coisa que pode ajudar são cortinas de tecidos grossos.
Tapetes são uma boa escolha: além de buscar isolamento contra os ruídos de fora, é importante pensar que você também produz barulho. Nesse caso, utilize tapetes no chão para evitar o famoso "tac tac tac" de passos ou coisas caindo no chão. Além disso, utilizar os tapetes ajuda a diminuir o barulho que vem do vizinho de baixo.
Não esqueça das paredes: quando pensamos em isolamento acústico, paredes e tetos são encarados como desafios por que geralmente necessitam de soluções profissionais. Mas não se assuste! Colocar quadros e tapeçarias decorativas nas paredes ajuda, e muito, na redução do ruído.
Plantas são sempre bem-vindas: além de serem itens que harmonizam com qualquer decor, são boas opções para absorção de barulho.
Comments